O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%. O índice se mantém estável em relação ao ano anterior, que apresentou 26,6% de ausências, e inferior aos números de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%).
“A abstenção manteve a média e aumentou o número de participantes”, declarou o ministro da Educação.
Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam aptos a realizar o exame. Durante a aplicação, 3.240 participantes foram eliminados por diversas irregularidades, como descumprimento das orientações dos fiscais, uso de materiais impressos não autorizados, ausência do local de prova fora do horário permitido, porte de equipamentos eletrônicos e retirada do caderno de questões antes do tempo mínimo estabelecido de 30 minutos antes do término.
O gabarito oficial do primeiro dia de prova será divulgado na próxima quinta-feira (13), informou o ministro. A aplicação do exame ocorreu em 1.805 municípios, com o suporte de mais de 300 mil colaboradores.
Neste primeiro dia, os candidatos responderam a questões de múltipla escolha abrangendo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia, sociologia, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. A prova foi composta por 90 questões e uma redação.
O tema da redação, que abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira, foi defendido pelo ministro como relevante e atual.
Professores apontaram que o tema da redação estimulou o debate sobre questões como violações de direitos e etarismo, o preconceito relacionado à idade.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) classificou a prova como “linda” e “maravilhosa”, ressaltando a avaliação que o Enem representa para a conclusão da educação básica no país.
Os casos de reaplicação do exame estão agendados para os dias 16 e 17 de dezembro, incluindo os estudantes das cidades atingidas por fenômenos climáticos.
O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo (16), com questões de ciências da natureza e matemática.
O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente em universidades públicas. As notas obtidas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

