Agentes do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram o resgate de 453 pessoas em situação de afogamento. Os incidentes ocorreram no litoral fluminense desde a última sexta-feira (13).
O número elevado de resgates está diretamente relacionado ao aumento significativo de banhistas. As praias do estado receberam um grande fluxo de visitantes durante o período do carnaval.
Reforço estratégico para a segurança
Para otimizar o atendimento, o trabalho da corporação nas praias foi reforçado. Desde o início do verão, muitos salva-vidas atuam em postos móveis, garantindo maior agilidade.
O Coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, explicou a estratégia. Ele destacou que “essas estruturas ampliam a nossa capacidade de resposta e garantem mais mobilidade às equipes”.
Segundo Salles, os salva-vidas podem se “reposicionar de forma estratégica conforme o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar”. Isso torna o “atendimento ainda mais ágil, eficiente e preventivo em toda a orla do estado”.
Tecnologia em auxílio aos resgates
Para facilitar a localização de pessoas em emergência, os agentes contam com o apoio de drones. Equipados com alta resolução e câmeras térmicas, os aparelhos auxiliam nas buscas.
Balanço do verão no litoral fluminense
O volume de resgates neste carnaval soma-se aos esforços do verão. Desde 1º de janeiro, o litoral fluminense já registrou mais de 4,8 mil resgates.