As previsões climáticas para o carnaval indicam chuvas isoladas e temperaturas elevadas em grande parte do país.
Em locais com festejos intensos, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife, a tendência é de que as chuvas ocorram mais na parte da tarde, com o calor aumentando ao longo do dia, segundo a meteorologista Lady Custódio, do Inmet.
Cenário para as grandes capitais e o Sudeste
A meteorologista Lady Custódio, do Inmet, confirmou a possibilidade de chuvas isoladas à tarde, após elevação das temperaturas e umidade. Em geral, o tempo deve ser bom durante o dia.
No Rio de Janeiro, espera-se temperaturas mais elevadas, podendo atingir até 36 graus em alguns pontos.
Para o Sudeste como um todo, a predominância será de calor intenso e tempo aberto, com poucas chuvas. É crucial manter a hidratação e usar roupas leves.
Em Brasília, o clima será mais quente, com temperaturas em torno de 30 graus, podendo ter chuvas isoladas devido à umidade.
Alerta de tempestades e chuvas intensas no Sul
O Inmet aponta “perigo potencial de tempestade” para boa parte da Região Sul, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Há “grande perigo de chuva” em uma faixa entre Florianópolis e o litoral sul do Paraná. Nessa região, são esperadas chuvas acima de 60 mm por hora e 100 mm por dia, pelo menos até amanhã.
No Rio Grande do Sul, o tempo será mais estável, com possíveis chuvas apenas na parte norte, divisa com Santa Catarina. Em Porto Alegre, a previsão é de tempo aberto para o carnaval.
Previsão para Norte e Nordeste
Regiões como Amazonas (leste e oeste), Pará (central), Maranhão, Tocantins (norte) e Acre (noroeste) podem ter chuvas intensas. São esperados até 100 mm de chuva e ventos de até 100 km/h.
A faixa litorânea do Nordeste, com exceção da Bahia, pode registrar chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
Temperaturas elevadas são esperadas no interior dos estados nordestinos e no norte de Minas Gerais, com tempo estável e aberto, favorável para o carnaval.
Dicas de segurança para quem busca a natureza
Para quem opta por atividades na natureza, como visitar cachoeiras, a meteorologista Lady Custódio recomenda monitorar a previsão do tempo diariamente.
Em caso de previsão de chuva, evite mata e cachoeiras. Fique atento às recomendações da Defesa Civil estadual e municipal e dos institutos de meteorologia, evitando locais sujeitos a alagamentos.
Se houver chuvas fortes, trovoadas ou raios, não permaneça em áreas abertas nem se abrigue sob árvores ou postes de energia, pontos vulneráveis a descargas elétricas.