Fechar Menu
NRB NEWS
  • Notícias
  • Brasil
  • Rio de Janeiro
  • Entretenimento
  • Policial
  • Política
  • Cidades
  • Esportes
  • Bem-Estar
Facebook X (Twitter) Instagram
NRB NEWS
  • Notícias
  • Brasil
  • Rio de Janeiro
  • Entretenimento
  • Policial
  • Política
  • Cidades
  • Esportes
  • Bem-Estar
NRB NEWS
Início » Metanol: crise completa um mês com alerta constante sobre bebidas falsificadas
Brasil

Metanol: crise completa um mês com alerta constante sobre bebidas falsificadas

Nrb NewsPor Nrb News28 de outubro de 20254 Minutos de Leitura
O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest LinkedIn E-mail Copiar Link
© Governo de SP

Um mês após a divulgação dos primeiros casos de suspeita de intoxicação por metanol em bebidas, em 26 de setembro, diversas medidas foram implementadas por órgãos públicos para conter a crise. A agilidade na realização de testes laboratoriais aumentou, permitindo a confirmação ou descarte de casos suspeitos de forma mais eficiente.

Hospitais de referência foram organizados, inclusive em estados das regiões Norte e Centro-Oeste, que não apresentavam casos confirmados de contaminação. Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) lideraram a detecção, enquanto a vigilância sanitária e as polícias intensificaram a fiscalização nos pontos de venda e consumo.

Embora não tenha sido possível impedir todos os novos casos, as investigações apontam para a falsificação de bebidas como a causa principal da contaminação, devido ao uso de álcool combustível adulterado com metanol.

Entre os casos inicialmente divulgados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), após um alerta do Ciatox de Campinas (SP), e a identificação dos postos de combustíveis no ABC paulista que vendiam o produto adulterado, transcorreram vinte dias. Este período foi suficiente para registrar 58 casos de contaminação e 15 mortes, a maioria no estado de São Paulo.

Ainda não há confirmação se os casos em outros estados, como Paraná e Pernambuco, estão relacionados com a falsificação de bebidas na região metropolitana de São Paulo.

Desde o início, o Ciatox atribuiu os casos à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, de diferentes tipos. Os casos foram considerados atípicos devido à sua ocorrência em um curto período de tempo e por se desviarem dos padrões usuais de intoxicação por metanol.

Apesar do alerta inicial, o consumo de bebidas não foi imediatamente afetado, e a crise ganhou destaque na mídia na semana seguinte, quando os estados começaram a mobilizar suas vigilâncias sanitárias, procons e polícias.

Em 7 de outubro, o governo federal estabeleceu um comitê para coordenar as ações de enfrentamento da crise. No mesmo dia, foi anunciada a distribuição de etanol farmacêutico aos hospitais de referência e a aquisição de um antídoto, o composto fomepizol, visando reverter o aumento de casos e acelerar o atendimento de emergência.

No dia seguinte, o Instituto de Criminalística da Polícia Científica de São Paulo confirmou que o metanol encontrado nas garrafas contaminadas havia sido adicionado artificialmente, em concentrações anormais e muito acima das encontradas em processos de destilação natural. No dia 9, a Polícia Técnico-Científica de São Paulo implementou um novo protocolo para identificar bebidas adulteradas, reduzindo o tempo de análise, enquanto as equipes de fiscalização apreendiam mais produtos suspeitos.

A atuação integrada permitiu respostas mais rápidas dos laboratórios estaduais e minimizou o impacto no comércio, que registrou uma queda de até 5% no consumo em setembro, segundo a Abrasel.

Em 17 de outubro, a Polícia Civil de São Paulo localizou os dois postos de combustíveis que forneciam o combustível com metanol, após o caso de um homem que consumiu a bebida falsificada e permanece internado em estado grave. Dias antes, os policiais haviam identificado a distribuidora de bebidas responsável pelo envase dos produtos falsificados.

As investigações continuam em andamento. Universidades têm desenvolvido soluções rápidas, como o “nariz eletrônico” da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), capaz de identificar a presença de metanol em bebidas alcoólicas com apenas uma gota.

O último boletim divulgado confirmou 58 casos de intoxicação por metanol, com 50 em investigação. Até o momento, foram descartadas 635 notificações. O número de mortes chegou a 15, sendo nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco. Nove óbitos ainda estão sob investigação. Uma CPI iniciará seus trabalhos para investigar o caso e o PL 2307/07, que torna crime hediondo a adulteração de alimentos e bebidas, pode ser votado.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Bebidas casos foram metanol paulo
Siga no Google Notícias Siga no YouTube Siga no TikTok
Compartilhar. O que você acha do WhatsApp? Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail Copiar Link
Artigo anteriorBolsonaro questiona condenação e alega cerceamento de defesa em recurso
Próximo artigo Brasil feminino busca nova vitória contra a itália em amistoso

Posts relacionados

Fundo Amazônia libera R$ 80 milhões para comunidades na Amazônia: saiba quem pode ter acesso

3 de fevereiro de 2026

Prazo final para adesão de postos aplicadores do Celpe-Bras 2026 é prorrogado

3 de fevereiro de 2026

Polícia Federal deflagra operação contra golpe milionário na Caixa em São Paulo

3 de fevereiro de 2026

Prouni: lista de aprovados na 1ª chamada é divulgada! Veja como consultar e os próximos passos

3 de fevereiro de 2026

Rio de Janeiro: ingressos da Série Ouro do Carnaval esgotam e garantem Sapucaí lotada

3 de fevereiro de 2026

Câmara aprova Gás do Povo: veja como ter botijão grátis para sua família

3 de fevereiro de 2026
Últimas Notícias

Fundo Amazônia libera R$ 80 milhões para comunidades na Amazônia: saiba quem pode ter acesso

Por Nrb News3 de fevereiro de 2026

Gás do Povo aprovado no Senado: veja quem terá botijão de gás grátis!

3 de fevereiro de 2026

Henrique Marques, cria de favela, é eleito o melhor do mundo no taekwondo

3 de fevereiro de 2026

Atenção motoristas: CET-Rio interdita ruas no entorno do Maracanã para Flamengo x Internacional nesta quarta

3 de fevereiro de 2026
NRB NEWS
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Expediente
  • Contato
© 2026 NRB EDITORA LTDA - GRUPO NRB DE COMUNICAÇÃO - CNPJ: 21.554.570/0001-01 - Todos os direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.