O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) apresenta a exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”, marcando a estreia do artista no Rio com uma grande mostra individual. Aberta ao público até 18 de janeiro de 2026, com entrada gratuita e classificação livre, a exposição encerra uma turnê que já atraiu mais de 216 mil visitantes nos CCBBs de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
A mostra celebra os 16 anos de carreira de Flávio Cerqueira, reunindo mais de 40 obras, incluindo três inéditas criadas após a temporada em São Paulo. Uma característica marcante do trabalho do artista é a utilização do bronze, material tradicionalmente associado a esculturas de figuras públicas, para retratar pessoas comuns e cenas do cotidiano.
A inspiração de Flávio Cerqueira vem da observação do dia a dia, capturando momentos e personagens da sociedade. Segundo o artista, suas obras abordam temas como humanidade, amor e sentimentos, apresentando narrativas identificáveis para qualquer pessoa. “A exposição é um panorama de situações que são identificadas por qualquer pessoa comum”, explica.
A antropóloga, historiadora e curadora da exposição, Lilia Schwarcz, destaca o caráter democrático das obras de Cerqueira, que permitem ao público se identificar a partir de diferentes perspectivas. “São obras muito humanas que trazem a subjetividade de cada uma e cada um de nós”, afirma.
Com o objetivo de atrair um público mais amplo, o artista instalou um jardim com algumas de suas esculturas no hall de entrada do CCBB RJ. A intenção é convidar pessoas que não costumam frequentar espaços culturais gratuitos a entrar e apreciar a exposição. “A gente precisa fazer uma ponte da sociedade e o espaço de arte”, explica.
Para Cerqueira, a exposição não possui uma interpretação única, permitindo que cada visitante crie seu próprio significado a partir das obras. “Esses significados são criados por mim, que sou o artista, e por todo mundo”, diz.
O trabalho de Flávio Cerqueira também foi reconhecido com um convite do Ministério da Educação para criar a escultura do Prêmio MEC da Educação Brasileira.
Lilia Schwarcz ressalta a originalidade do artista, um homem negro vindo da periferia de São Paulo que escolheu o bronze como seu principal material de trabalho. “É muito raro que um artista como o Flávio se dedique a fazer esculturas, sobretudo em bronze”, observa.
A exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados” está aberta de quarta a segunda, das 9h às 20h, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3808-2020, por e-mail no endereço ccbbrio@bb.com.br, ou no site do CCBB.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br