Os passageiros de ônibus da capital paulista agora contam com uma nova forma de pagamento da tarifa. A tecnologia permite pagar o bilhete por aproximação, usando apenas o celular e o Bluetooth.
Como funciona o pagamento via Bluetooth
Para usar a novidade, o usuário deve baixar o aplicativo Cittamobi e manter o Bluetooth do smartphone ativado. A validação da passagem ocorre ao aproximar o celular, com o app aberto, diretamente no equipamento validador.
Este sistema já está disponível em 2,2 mil ônibus que operam em 296 linhas. Os veículos são facilmente identificados por um adesivo na parte externa da porta de embarque.
Vantagens e o que você precisa saber
A prefeitura destaca que a implementação da tecnologia visa reduzir o tempo de embarque e evitar o manuseio de dinheiro em espécie. Isso proporciona maior conveniência tanto para os passageiros quanto para os operadores do transporte.
Pelo aplicativo Cittamobi, é possível comprar passagens avulsas ou pacotes de viagens, como diário, semanal e mensal, com pagamento via Pix.
É importante ressaltar que essa forma de pagamento não dá direito à integração entre ônibus e veículos de transporte sobre trilhos.
Onde consultar as linhas com a nova tecnologia
A lista completa das linhas que já contam com este novo sistema pode ser encontrada no site da SPTrans.