A seleção brasileira Sub-17 garantiu sua vaga nas quartas de final do Mundial da categoria em uma partida emocionante contra a França, disputada no Estádio Ibrahim Khalfan, em Doha, Catar. Após um empate dramático de 1 a 1, com o gol salvador saindo aos 44 minutos do segundo tempo, a disputa foi decidida nos pênaltis, com o Brasil vencendo por 4 a 3.
O goleiro João Pedro, do Santos, se consagrou como herói da partida, defendendo duas cobranças de pênalti e repetindo o feito da partida anterior contra o Paraguai, quando defendeu três penalidades.
A partida começou com o Brasil exercendo pressão na saída de bola da França. A primeira chance clara surgiu aos 10 minutos, quando Ruan Pablo arriscou de fora da área, mas a defesa desviou. Aos 22 minutos, Ruan Pablo teve outra oportunidade em uma cobrança de falta na área, obrigando o goleiro francês Jourdren a fazer uma defesa reflexiva.
A França ameaçava nos contra-ataques, principalmente com Camara. Em uma investida aos 28 minutos, Camara invadiu a área e sofreu pênalti. Bartola cobrou, João Pedro defendeu, mas Himbert aproveitou o rebote para abrir o placar para os franceses. O Brasil quase empatou nos acréscimos, com Ruan Pablo se livrando da marcação dentro da área e chutando forte, mas a bola desviou na zaga e saiu.
No início do segundo tempo, aos cinco minutos, o Brasil quase igualou o placar em cobrança de falta de Ruan Pablo. O goleiro Jourdren espalmou e Luís Eduardo quase marcou no rebote. Cinco minutos depois, Moungueque ficou cara a cara com João Pedro, que fez outra defesa importante. Aos 35 minutos, Diarrassouba derrubou Pietro na área, resultando em pênalti para o Brasil. Ruan Pablo, no entanto, desperdiçou a cobrança, acertando a trave. A persistência brasileira foi recompensada aos 44 minutos, quando Pietro marcou um belo gol, empatando a partida.
Na disputa de pênaltis, Camara cobrou a primeira para a França e João Pedro defendeu. Dell marcou para o Brasil, seguido por Luís Pacheco e Gabriel Mec. Mounguegque, Nassoko e Ameline converteram para a França. Na quarta cobrança brasileira, Pietro bateu mal e Joudren defendeu. O placar estava em 3 a 3 quando Leccese cobrou para a França e João Pedro fez outra defesa. Ruan Pablo, então, marcou o gol da vitória, selando a classificação do Brasil.
A seleção, sob o comando do técnico Dudu Patetuci, enfrentará Marrocos nas quartas de final. O jogo será realizado na próxima sexta-feira, dia 21. O Brasil busca o seu quinto título mundial na categoria, tendo conquistado as edições de 1997, 1999, 2003 e 2019.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

