O esporte, além de promover a saúde física, frequentemente proporciona oportunidades únicas, como novas amizades, metas de vida e a exploração de lugares inéditos. Um exemplo notável é o do nutricionista e professor de educação física Vini Sassone. Apesar de residir em Botafogo, no Rio de Janeiro, ele nunca havia visitado o Cristo Redentor.
Essa situação está prestes a mudar. Aos 41 anos, Vini participará da 5ª edição da Meia Maratona do Cristo, um evento que reunirá 1.500 corredores na exuberante Floresta da Tijuca. A prova será realizada no próximo domingo (19).
“Até hoje não sei explicar por que ainda não fui lá em cima. Talvez por vê-lo [o Cristo] quase diariamente, parece que é algo que posso fazer quando quiser. O tempo foi passando e, quando vi o anúncio da corrida, parei na hora e pensei: ‘é agora e vai ser da melhor forma, vou chegar correndo’. Tem tudo a ver comigo e com meu estilo de vida”, declarou Vini, que percorrerá os 21 quilômetros da prova.
A Meia Maratona do Cristo representa uma dupla estreia para o atleta: o percurso inédito e a distância desafiadora. Acostumado a corridas mais curtas, de cinco e dez quilômetros, Vini tem se dedicado intensamente aos treinos para a Meia Maratona do Cristo. “O treino de subida é um desafio. Mesmo tendo bom condicionamento físico, tenho feito treinos específicos para subida. Não quero fazer feio, até porque ele [o Cristo] estará lá de braços abertos na chegada”, comentou.
A Meia Maratona do Cristo, que oferece duas opções de percurso (dez e 21 quilômetros), terá como cenário o Parque Nacional da Tijuca, a segunda maior floresta urbana do mundo. Na prova de 21 quilômetros, a largada será na Estrada da Vista Chinesa, pela portaria do Parque Nacional da Tijuca, no Horto (Jardim Botânico), passando pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Alto da Boa Vista, Centro de Visitantes Paineiras e com a chegada triunfal aos pés do Cristo Redentor. Já nos dez quilômetros, a largada acontecerá no Alto da Boa Vista, na entrada do Parque pela Estrada do Redentor, passando pelo Centro de Visitantes Paineiras, Alto da Boa Vista e também com a chegada aos pés do Cristo Redentor.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br