O Fluminense garantiu sua vaga na semifinal do Campeonato Carioca ao derrotar o Bangu por 3 a 1, na noite desta segunda-feira (16). A partida foi disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro, com a presença de mais de 20 mil torcedores. Agora, o Tricolor enfrentará o Vasco no aguardado Clássico dos Gigantes.
Este confronto definirá um dos finalistas do Estadual. O time das Laranjeiras terá a vantagem de ser o mandante do jogo de volta, devido à sua melhor campanha geral na competição.
Retrospecto: Vasco leva vantagem em semifinais
Esta será a décima vez neste século que Fluminense e Vasco se encontram em uma semifinal, seja em competições nacionais ou estaduais. O Cruzmaltino detém um retrospecto favorável, tendo levado a melhor em seis desses confrontos. O encontro mais recente ocorreu na Copa do Brasil do ano passado, quando o Vasco venceu nos pênaltis.
Apesar da vantagem vascaína, o Fluminense já avançou à final em três ocasiões após enfrentar o rival em semifinais. Isso aconteceu nas Taças Rio de 2005 e 2008, e no Campeonato Carioca de 2017.
Detalhes da vitória do Fluminense
Domínio no primeiro tempo
O Fluminense construiu sua classificação ainda na primeira etapa do jogo. Aos 35 minutos, o lateral Guga cruzou, e Jefferson Savarino marcou seu primeiro gol pelo Tricolor, finalizando pela esquerda da área. Quatro minutos depois, Savarino cobrou escanteio, e Agustín Canobbio ampliou o placar com um chute rasteiro que desviou na defesa.
Gols no segundo tempo e placar final
O Tricolor manteve o ritmo ofensivo na segunda etapa, acertando o travessão com o atacante Kevin Serna. Aos 32 minutos, Paulo Henrique Ganso, homenageado por seus 300 jogos pelo clube, converteu um pênalti sofrido por Santi Moreno. O Bangu descontou dois minutos depois com Ricardo Sena, mas o gol não alterou o rumo da partida, que terminou 3 a 1 para o Fluminense.
Outra semifinal: Flamengo x Madureira
A outra semifinal do Campeonato Carioca será disputada entre Madureira e Flamengo. O Tricolor Suburbano garantiu sua vaga ao eliminar o Boavista, enquanto o Rubro-Negro superou o arquirrival Botafogo. O Flamengo, por ter campanha inferior, será o mandante do jogo de ida, aguardando as definições de datas e horários pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).