O jovem tenista carioca João Fonseca tem uma chance de se reerguer no Rio Open. Neste sábado (21), a partir das 14h30 (horário de Brasília), ele disputa a semifinal do torneio de duplas.
Ao lado do experiente Marcelo Melo, Fonseca busca uma vaga na final contra a dupla alemã Jakob Schnaitter e Mark Wallner.
Detalhes da partida decisiva
O confronto será realizado na Quadra Guga Kuerten, a principal do Jockey Club Brasileiro, localizada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
Inicialmente marcado para a noite de sexta-feira na quadra 1, o jogo foi reagendado pela organização do Rio Open para “melhor acomodação do público”.
A trajetória da dupla brasileira
João Fonseca, atualmente na 38ª posição mundial em simples, ainda não possui pontos no ranking de duplas da ATP. Seu parceiro, Marcelo Melo, é o 55º entre os duplistas e já foi número um do mundo em 2015.
Neste Rio Open, a parceria Fonseca e Melo teve um desempenho impecável, vencendo os dois compromissos anteriores sem perder nenhum set.
Nas quartas de final, a dupla superou os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º) com parciais de 6/4 e 6/0.
Os adversários: Schnaitter e Wallner
Os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner compartilham a 48ª posição no ranking. Eles garantiram sua vaga na semifinal ao vencer outra dupla brasileira.
A vitória foi contra Luís Guto Miguel (337º) e Gustavo Heide (694º em duplas), em um jogo acirrado que durou 1h49, com parciais de 7/5, 5/7 e 11-9 no super tie-break.
A eliminação precoce em simples
A partida de duplas representa uma oportunidade de redenção para Fonseca, que foi eliminado na chave de simples na última quinta-feira.
O carioca foi surpreendido pelo peruano Ignácio Buse, 91º do mundo, nas oitavas de final, perdendo por 2 sets a 1, de virada. Após vencer o primeiro set por 7/5, Fonseca não conseguiu manter o ritmo e Buse fechou o jogo com 6/3 e 6/4.
“Eu consegui fazer um bom primeiro set. No segundo set, eu perdi uma oportunidade grande e não consegui me encontrar no jogo novamente”, analisou Fonseca, indicando áreas para melhoria.
O Rio Open e o ranking da ATP
O Rio Open é um torneio de nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito profissional. O campeão recebe 500 pontos no ranking.
Avançar às oitavas de final já rendeu 50 pontos a João Fonseca, que deve subir uma posição, iniciando a próxima semana como 37º lugar na lista de simples.