Em um confronto marcante de gerações no tênis nacional, o jovem carioca João Fonseca, de apenas 19 anos, superou o experiente cearense Thiago Monteiro, 31, pela primeira rodada do torneio de simples do Rio Open.
A partida, disputada na Quadra Guga Kuerten, principal palco do Jockey Club Brasileiro na Gávea, Rio de Janeiro, terminou com vitória de Fonseca por 2 sets a 0.
Detalhes da vitória impressionante
João Fonseca, que ocupa a 38ª posição no ranking de simples da ATP e entrou direto na chave principal, precisou de uma hora e 34 minutos para selar o triunfo. As parciais foram de 7/6 (7-1) e 6/1.
Thiago Monteiro, atualmente na 208ª posição da lista, atingiu o 61º lugar em 2022 e foi o brasileiro mais bem colocado entre 2018 e 2024.
Primeiro set: equilíbrio e domínio no tie-break
No set inicial, ambos os tenistas confirmaram seus saques. Foram registrados 11 aces, sendo cinco de João Fonseca, dois deles cruciais no tie-break, que o jovem venceu por 7 a 1 para fechar a parcial em 7/6 após quase uma hora de jogo.
Segundo set: Fonseca consolida a vantagem
No set seguinte, João Fonseca conseguiu duas quebras de serviço, uma delas logo no início. Essa vantagem lhe deu tranquilidade para definir a partida em 6/1 em menos de 40 minutos.
Esta foi a primeira vitória do carioca em partidas de simples na temporada, após eliminações nas estreias do Aberto da Austrália e do ATP 500 de Buenos Aires.
Próximos passos de João Fonseca no Rio Open
O Rio Open é um torneio de nível 500, o terceiro em importância no circuito regular da ATP, atrás apenas dos eventos de nível 1000 e dos Grand Slams.
Adversário nas oitavas de final de simples
Nas oitavas de final, João Fonseca terá como adversário o peruano Ignácio Buse (91º). Buse garantiu sua vaga ao eliminar outro brasileiro, o paulista Igor Marcondes (348º), por 2 a 1.
A organização do Rio Open ainda definirá o dia e horário exatos do confronto.
Desempenho nas duplas
Além do torneio de simples, Fonseca também compete na chave de duplas, ao lado do experiente mineiro Marcelo Melo, número 55 do ranking de duplistas da ATP.
Nas quartas de final, a parceria brasileira enfrentará os argentinos Andrés Molteni (24º) e Máximo González (31º). A partida contra Molteni e González será marcada em breve.