O Brasil garantiu vaga na final de duplas mistas do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa, realizado em Rock Hill, Carolina do Norte, Estados Unidos. A dupla brasileira, formada por Hugo Calderano, o número 3 do mundo, e Bruna Takahashi, 19ª no ranking feminino, superou os anfitriões em uma partida emocionante.
Calderano e Takahashi enfrentaram Jishan Liang e Jessica Reyes, dos Estados Unidos, e, após um início difícil, conseguiram a virada e a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 9/11, 11/7, 11/6, 10/12 e 11-5. O confronto durou pouco mais de 36 minutos.
Esta é a segunda vez que a dupla brasileira, apelidada de Calderashi, chega à final do campeonato. No ano anterior, eles foram derrotados pelos compatriotas Giulia Takahashi e Guilherme Teodoro.
A disputa pelo título está marcada para as 20h30 (horário de Brasília) desta terça-feira, contra a dupla de Porto Rico, Steven Moreno e Brianna Burgos.
Na atual temporada do circuito mundial, a parceria Calderashi conquistou dois títulos importantes, no WTT Contender Buenos Aires e no WTT Star Contender Foz do Iguaçu, além de um vice-campeonato no WTT Contender de Liubliana, na Eslovênia.
Enquanto isso, na chave de simples, dois mesatenistas brasileiros se despediram da competição nas quartas de final. Leonardo Kenzo Iizuka foi superado pelo argentino Horacio Cifuentes por 4 sets a 2, e Felipe Hideki Doti Arado foi eliminado pelo chileno Nicolás Burgos após uma derrota por 4 sets a 0.
O Campeonato Pan-Americano segue até o dia 19 de outubro, com a delegação brasileira composta por oito atletas, sendo metade homens e metade mulheres, competindo em diversas categorias.
A programação para o dia inclui também outros atletas brasileiros: Bruna Takahashi enfrenta Jessica Reyes Lai (USA) nas quartas de final do simples feminino; Hugo Calderano joga contra Sid Naresh (USA) nas quartas de final do simples masculino; e Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro encaram Rogelio Castro (MEX)/Marcos Madrid (MEX) nas semifinais das duplas masculinas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br