A PortosRio marcou presença na 6ª edição do Sudeste Export e na 1ª edição do Latam Export, realizados de 1º a 3 de abril no Hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana. Os eventos reuniram lideranças empresariais, representantes governamentais, investidores e especialistas para discutir estratégias para o desenvolvimento da logística, da indústria e do setor portuário, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias.
Abertura solene destaca resultados e investimentos da PortosRio
A abertura do Sudeste Export contou com sessão solene na noite de terça-feira (1º), com participação do diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins. Em sua fala, Martins destacou a importância da região Sudeste para o desenvolvimento do Brasil e a complementaridade entre os portos da região. Também celebrou os resultados da Autoridade Portuária e os investimentos previstos.
“O Sudeste Export vem para o Rio de Janeiro num período de muitas conquistas. A PortosRio apresentou no ano passado resultados expressivos, seja de gestão, com a execução orçamentária inédita na história da empresa, seja de balanços: saímos de um prejuízo de R$ 400 milhões para um lucro de quase R$ 300 milhões”, afirmou.
Ele ressaltou ainda a resposta dos portos do Rio diante dos desafios logísticos. “Tivemos mais de 70% de aumento na movimentação de contêineres. Existe uma complementaridade entre os portos, entre os estados, e eventos como esse reforçam esse conjunto que faz o Sudeste ser o motor do país”, disse.

Inovação nos portos: desafios e oportunidades
Ainda no primeiro dia, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, Eduardo Miguez, participou do painel “O papel do ecossistema de inovação no setor de portos, infraestrutura e logística”, que abriu a programação do Inova Export 2025.
Miguez destacou os avanços recentes nos portos públicos. “Temos observado um movimento de modernização e incorporação de soluções inovadoras também nos portos públicos, o que demonstra o esforço do setor em evoluir e acompanhar as exigências do mercado”, afirmou.
Segurança logística em debate
No segundo dia, Francisco Martins participou do painel sobre segurança no setor logístico, que abordou o aumento dos roubos de carga no Brasil. Mediado por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News, o debate reuniu também os dirigentes André de Seixas (Logística Brasil) e Sérgio Vianna (Fetranscarga).
Martins alertou para o crescimento dos roubos mesmo com a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em áreas como portos e aeroportos. “Obviamente a GLO foi destinada aos portos e aeroportos, mas houve, por exemplo, uma maior mobilização da Polícia Rodoviária Federal”, disse. Ele explicou que a estrutura de segurança da PortosRio foi ampliada, com monitoramento e integração de dados com a Marinha.
O presidente da PortosRio defendeu ainda ações mais efetivas para rastrear cargas roubadas e identificar seus compradores. “Alguns tipos de cargas são roubadas para um nicho específico de compradores finais. Ter uma noção de para quem essas cargas são revendidas seria um dos melhores caminhos a seguir”, pontuou.
América Latina em foco no Latam Export
Na abertura do Latam Export, fórum que integrou a programação do Sudeste Export, Francisco Martins abordou as transformações no cenário logístico global e as oportunidades para a América Latina diante das medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos.
“A logística mundial vai mudar e a América Latina tem muito a ganhar com isso”, afirmou. Segundo ele, essa reconfiguração pode favorecer o Brasil por meio da diversificação de mercados, aceleração da inovação em infraestrutura e atração de investimentos estrangeiros. “Começar o LATAM num cenário como esse mostra a importância desse fórum de discussões, da congregação dos países latino-americanos, de falarmos sobre as oportunidades que vão surgir. Que esse encontro seja um primeiro passo para fortalecer as entidades do setor”, concluiu.