A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) assinou convênio com a Prefeitura de São Gonçalo para oferecer aos empreendedores da região o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado. Com essa parceria, profissionais da Prefeitura, previamente treinados pela Agência, vão poder oferecer o microcrédito para os empreendedores locais. A linha será destinada aos donos de negócios formais e informais, com crédito até R$ 21 mil e taxa de juros de 0,25% ao mês.
O acordo foi firmado pelo presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo, Evanildo Barreto, durante o seminário Economia do Mar – Fórum das Baías e Bacias Fluminenses (SEM), organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), com apoio institucional da Prefeitura local e patrocínio da Agência.
– O governo tem um olhar atento para os empreendedores que possuem pequenos negócios e são fundamentais para movimentar a economia fluminense. O crédito acessível disponibilizado pela AgeRio promove a inclusão produtiva, impulsiona a criação de novos empregos e estimula a geração de renda, além de reforçar o papel estratégico da Agência na indução do desenvolvimento regional, contribuindo para uma economia mais dinâmica e descentralizada em todo o estado – destacou o governador Cláudio Castro.
O presidente da AgeRio, Sérgio Gusman, enfatizou a relevância da assinatura do convênio, ressaltando que a assinatura com a Prefeitura de São Gonçalo é apenas a primeira realizada em 2025 pelo Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da AgeRio com os municípios:
– A AgeRio possui produtos para diversos segmentos e portes de empresas. Contudo, a linha de crédito voltada para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empreendedores informais é muito importante porque tem esse olhar voltado para cada um dos 92 municípios do nosso estado. Estamos em negociação com outras prefeituras e a ideia é que o nosso microcrédito estimule o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro – afirmou Gusman.
Serviço:
O Microcrédito da AgeRio tem limite de até R$ 21 mil. Os juros são de 0,25% ao mês. O prazo de pagamento é de até 24 meses. A solicitação é feita exclusivamente no site da AgeRio, em www.agerio.com.br , onde é possível fazer a simulação do financiamento. Os recursos podem ser usados em compra de máquinas e equipamentos, reformas e obras, material de consumo e em capital de giro.