O Brasil está à frente de uma iniciativa para estabelecer uma coalizão global focada na alfabetização. A proposta foi apresentada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante um encontro de ministros do G20 realizado na África do Sul.
Durante a reunião, o ministro Santana participou de diversos encontros bilaterais e multilaterais, onde o foco principal foi a educação nos primeiros anos de vida. Em 2024, o Brasil ocupou a presidência do G20 na área da educação, sendo que neste ano a liderança do grupo está sob responsabilidade da África do Sul.
“Discutimos a proposta de criação de uma coalizão global em defesa da alfabetização na idade certa. Uma proposta feita por nós, brasileiros, por considerar a importância de as crianças aprenderem na idade adequada”, afirmou o ministro.
Além disso, Santana participou de uma reunião de alto nível do Fórum Ibas, uma plataforma de diálogo entre Índia, Brasil e África do Sul, criada em 2003 com o objetivo de fortalecer a cooperação Sul-Sul. A reunião contou com a presença dos ministros da educação dos respectivos países, bem como representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os ministros debateram estratégias para acelerar a alfabetização na idade apropriada, ressaltando-a como um elemento essencial para o desenvolvimento humano inclusivo. Em uma declaração conjunta, os três países enfatizaram que a aprendizagem fundamental – que engloba a educação e o cuidado na primeira infância e os anos iniciais da educação básica – deve ser tratada como uma prioridade global.
Em sua participação, Camilo Santana enfatizou a importância da cooperação internacional e do multilateralismo para ampliar o acesso à educação em todo o mundo e elevar sua qualidade.
“Desafios como alcançar a plena alfabetização e proficiência numérica devem ser enfrentados com urgência, por meio de esforços que envolvam organizações da ONU, Estados-Membros e a sociedade civil”, reforçou o ministro.
A presidência sul-africana do Grupo de Trabalho de Educação do G20 (EdWG) estabeleceu como temas prioritários a aprendizagem na primeira infância, o reconhecimento mútuo de qualificações acadêmicas e profissionais, e a formação e valorização dos professores para um mundo em constante transformação.
“Juntas, essas iniciativas fazem parte de uma agenda mais ampla de formação, dignidade e inclusão. Apesar das diferenças, trabalhamos com o mesmo propósito: assegurar uma educação de qualidade para todos, garantindo que ninguém seja deixado para trás”, concluiu Santana.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

