Após uma vitória marcante contra a Inglaterra, a seleção feminina de futebol do Brasil se prepara para enfrentar a Itália em um amistoso. A partida está marcada para esta terça-feira (28), às 13h15 (horário de Brasília), no Estádio Ennio Tardini, em Parma. A seleção italiana foi eliminada na semifinal da Eurocopa, justamente pela Inglaterra.
A delegação brasileira chegou à Itália no domingo (26), desembarcando em Bolonha e seguindo de ônibus para Parma, percorrendo cerca de 100 quilômetros. Na segunda-feira (27), a equipe realizou o único treino no estádio onde ocorrerá o jogo.
O técnico Arthur Elias terá que fazer ao menos uma alteração na equipe titular. A volante Angelina, que foi expulsa durante a partida contra a Inglaterra, está fora do confronto. A capitã deve ser substituída por Ary Borges. No entanto, o treinador pode realizar outras mudanças, principalmente no ataque, setor com o maior número de jogadoras convocadas.
O retrospecto entre as seleções é amplamente favorável ao Brasil, com oito vitórias e apenas um empate. O último confronto ocorreu em outubro de 2022, em Gênova, Itália, com a seleção brasileira, então comandada por Pia Sundhage, vencendo por 1 a 0, com gol de Adriana. Três jogadoras do atual elenco participaram daquele jogo: Ary Borges, Duda Sampaio e Bia Zaneratto.
A Itália vive um bom momento no futebol feminino, ocupando a 12ª posição no ranking da FIFA, a melhor colocação em 13 anos. A Juventus é o clube com mais jogadoras convocadas (sete) para esta partida, incluindo a experiente atacante Cristiana Girelli, de 35 anos, que já disputou mais de cem jogos pela seleção italiana.
Antes de enfrentar o Brasil, a Itália empatou em 1 a 1 com o Japão, em um amistoso realizado na sexta-feira (24), no Estádio Giuseppe Sinigaglia, em Como. Giada Greggi marcou para as italianas, enquanto Yui Hasegawa igualou o placar para as japonesas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

