A semana que se inicia em novembro reserva datas de grande importância, desde celebrações tradicionais até marcos na história social e da comunicação do país. O mês começa com o Dia de Finados, em 2 de novembro, um momento dedicado à memória e à homenagem dos entes queridos que já faleceram. A data tem forte apelo entre os católicos, mas também é observada por pessoas de outras crenças.
Em 4 de novembro, celebra-se o Dia das Favelas, uma alusão à primeira vez em que o termo “favela” surgiu em um documento público, no ano de 1900. A referência foi encontrada em uma carta endereçada ao chefe de polícia do Rio de Janeiro, mencionando a favela do Morro da Providência. A data é marcada por eventos como shows, debates e ações comunitárias, buscando destacar o potencial e as necessidades dessas comunidades, que movimentam bilhões na economia.
O dia 5 de novembro marca o aniversário de dez anos do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais, uma tragédia que devastou o distrito de Bento Rodrigues, resultou em 18 mortes e causou graves danos ambientais e socioeconômicos. A dimensão do desastre o tornou o maior acidente mundial envolvendo barragens nos últimos 100 anos. Após anos de espera, os atingidos pelo desastre começaram a receber indenizações e auxílios.
Ainda em 5 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Língua Portuguesa, uma homenagem ao nascimento de Ruy Barbosa, um dos mais importantes intelectuais e escritores brasileiros do século XX. O português é a quarta língua mais falada no mundo.
Comunicação
No dia 2 de novembro, também se assinala o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um ambiente seguro para o trabalho dos profissionais da imprensa. Estatísticas apontam que uma grande parte dos assassinatos de jornalistas em todo o mundo permanece sem punição, e mesmo com a diminuição dos casos, o número de agressões contra jornalistas ainda é preocupante.
O dia 5 de novembro é dedicado ao Dia do Radioamador, uma atividade que, além de hobby, presta um serviço de utilidade pública, com muitos radioamadores atuando como voluntários em situações de desastre, auxiliando a Defesa Civil.
Ainda na área da comunicação, o dia 7 de novembro é o Dia do Radialista, uma homenagem a Ary Barroso, compositor e radialista, nascido nessa data em 1903.
Rir é o melhor remédio
Para encerrar a semana com leveza, em 6 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Riso. Estudos comprovam que o riso traz diversos benefícios para a saúde, como o aumento dos hormônios ligados ao bem-estar, a redução do cortisol e a melhora da circulação sanguínea, além de aumentar a tolerância à dor.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

