O Serviço Social do Comércio (Sesc) está promovendo a primeira edição do Circuito Sesc de Esportes, um projeto que visa incentivar a prática esportiva em 36 cidades do interior do estado de São Paulo, onde não há unidades fixas do serviço social. O evento, que começou na última quinta-feira (6) e se estende até 14 de dezembro, oferece entrada gratuita.
Com o tema “Movimento que Aproxima”, o circuito busca despertar o interesse dos jovens pelas diversas modalidades esportivas, proporcionando contato direto com atletas renomados de diferentes gerações. Entre as atividades oferecidas, estão atletismo, judô, basquete, vôlei, futsal, natação, skate, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, além de suas versões paralímpicas.
O evento conta com a presença de diversos atletas e técnicos consagrados, como Fofão, do vôlei feminino, Júlia Soares, da ginástica artística, e Gabi Mazetto, do skate. Cada cidade participante receberá um atleta e atividades relacionadas à sua respectiva modalidade esportiva.
De acordo com Leonardo Calix Soares, técnico da Gerência de Esportes do Sesc, a ideia é “levar o atleta ao que chamamos de encantamento”. Ele ressalta que ver alguém praticar esportes em alta performance é inspirador e uma forma de entretenimento, sendo crucial trazer ícones tanto para os jovens quanto para o público mais velho.
A ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira e campeã olímpica, Fofão, estará na região de Araraquara, onde conversará com os jovens e ensinará o básico do esporte. Ela enfatiza a importância da interação e convivência, além de compartilhar dicas e conhecimentos.
“Nós conversamos um pouco, e eles sempre têm muita curiosidade. Depois fazemos a parte prática, onde eu mostro para eles como é feito o movimento”, explica Fofão. “Não somos treinadores deles. Temos pouco tempo, então, tentamos mostrar que eles podem melhorar e evoluir.”
Fofão também compartilhou sua experiência pessoal, lembrando que, quando criança, enfrentava problemas de anemia e desânimo, mas o incentivo de sua professora de educação física foi fundamental para que ela se tornasse atleta.
Outros atletas confirmados para o evento incluem Fabiana Claudino (vôlei); Janeth (basquete); Pâmela Rosa (skate); Antônio Tenório (judô paralímpico); Luizão (futebol); Bruna Alexandre (tênis de mesa); Barbara Domingos (ginástica rítmica); Petrúcio Ferreira (atletismo paralímpico); Alison (vôlei de areia) e Rosana Augusto (futebol feminino), entre outros.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

