A TV Brasil preparou uma homenagem especial a Paulinho da Viola no programa “Samba na Gamboa”, com exibição agendada para este domingo, às 13h. A celebração ocorre em um momento oportuno, antecedendo o aniversário de 82 anos do renomado músico e compositor, que será na próxima quarta-feira, dia 12 de novembro.
Para reverenciar a vasta obra de Paulinho da Viola, a apresentadora Teresa Cristina receberá o cantor e compositor Alfredo Del-Penho. Del-Penho é um expoente da “Geração Lapa”, movimento artístico que surgiu na década de 1990 no boêmio bairro do Rio de Janeiro, marcando uma revitalização do samba na cidade.
Paulinho da Viola é amplamente reconhecido como um dos maiores ícones do samba no Brasil. Sua versatilidade se manifesta não apenas como cantor, mas também como multi-instrumentista e compositor de choro. Além de sua contribuição inestimável para a música, Paulinho mantém uma forte ligação com o carnaval, sendo um baluarte da Portela e membro ativo da Velha Guarda da escola.
Durante a edição inédita do programa, Teresa Cristina expressa sua profunda admiração por Paulinho da Viola, reconhecendo-o como uma de suas maiores inspirações. Em um bate-papo enriquecedor, ela e Alfredo Del-Penho enfatizam a importância do músico para a cultura brasileira. Entre conversas e performances, Teresa Cristina e Alfredo Del-Penho interpretarão canções emblemáticas de Paulinho, que se tornaram sucessos tanto em sua voz quanto na de outros artistas.
O repertório selecionado para esta edição especial inclui clássicos como “Pecado Capital”, “Argumento”, “Coração Imprudente”, “Dança da Solidão”, “Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida”, “Eu Canto Samba”, “Só o Tempo”, “Coração Leviano”, “Coisas do Mundo, Minha Nega”, “Coração da Gente”, “O Tímido e a Manequim” e “Cantando”.
Alfredo Del-Penho, com 25 anos de carreira, consolidou seu nome como um dos grandes expoentes do samba contemporâneo, lançando mais de dez discos como produtor e intérprete.
Ao longo de sua trajetória, Del-Penho estabeleceu parcerias com artistas renomados como Nei Lopes e Chico César, recebendo indicações ao Grammy Latino e conquistando por duas vezes o Prêmio da Música Brasileira. Sua excelência como diretor musical e compositor de trilhas originais lhe rendeu cerca de dez premiações, incluindo o Shell de melhor música em 2018.
O “Samba na Gamboa” tem sido um espaço de celebração do samba, reunindo grandes intérpretes das novas gerações, nomes consagrados do gênero e ícones da MPB para animadas rodas de samba. O programa, que teve Diogo Nogueira como apresentador em sete temporadas gravadas entre 2008 e 2018, continua a fazer parte da programação da TV Brasil.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

