A seleção brasileira ascendeu no ranking da Fifa, alcançando a quinta posição na atualização divulgada nesta quarta-feira. Essa movimentação garante ao Brasil o status de cabeça de chave para a Copa do Mundo de 2026.
Além da seleção canarinho, outras potências do futebol mundial também asseguraram a posição de cabeças de chave, baseadas em seu desempenho no ranking. São elas: Espanha (1º), Argentina (2º), França (3º), Inglaterra (4º), Portugal (6º), Holanda (7º), Bélgica (8º) e Alemanha (9º). Adicionalmente, as nações anfitriãs do torneio, Canadá, México e Estados Unidos, também desfrutarão dessa vantagem.
O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2026 está agendado para 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), e será realizado em Washington D.C., nos Estados Unidos. O sorteio será composto por quatro potes, cada um contendo 12 seleções. O primeiro pote reunirá as nove melhores seleções do ranking da Fifa, juntamente com os três países-sede do Mundial. A composição dos demais potes seguirá a ordem do ranking, com a ressalva de que o pote 4 poderá incluir seleções classificadas por meio de repescagens, tanto mundial quanto europeia.
A edição de 2026 do Mundial marcará um novo capítulo na história do torneio, com a participação inédita de 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Essa expansão representa uma mudança significativa em relação ao formato anterior, que contou com 32 países distribuídos em oito grupos, como visto na última edição no Catar, em 2022.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo está prevista para 11 de junho de 2026, no icônico estádio Azteca, na Cidade do México. A grande final será disputada em 19 de julho, no MetLife Stadium, localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Os potes para o sorteio dos grupos são os seguintes:
Pote 1: México, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Senegal, Japão, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3: Noruega, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Costa do Marfim, Tunísia, Catar, Uzbequistão, Arábia Saudita, África do Sul e Panamá.
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Nova Zelândia, Haiti, Curaçao, Repescagem Uefa 1, Repescagem Uefa 2, Repescagem Uefa 3, Repescagem Uefa 4, Repescagem Mundial 1 e Repescagem Mundial 2.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

