A seleção brasileira feminina de handebol teve uma estreia arrasadora no Mundial, realizado em Stuttgart, Alemanha. As “Leoas”, como são conhecidas, não deram chances para Cuba e venceram por um placar de 41 a 20, em partida válida pela primeira rodada do Grupo G.
A veterana Alexandra Nascimento, Alê, com sete gols, e a estreante em Mundiais Jamily Felix, com seis, foram os principais destaques ofensivos da equipe brasileira. Outro nome que brilhou foi o da ponta-direita Jéssica Quintino, eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da partida.
Desde o apito inicial, o Brasil impôs seu ritmo. Ao final do primeiro tempo, a vantagem já era de 18 a 13. Na segunda etapa, o domínio se intensificou. Aos seis minutos, o placar já indicava 24 a 14 para as brasileiras. O técnico Cristiano Rocha aproveitou a folga no placar para rodar o elenco, dando oportunidade para jogadoras do banco de reservas, mas o ritmo da equipe se manteve forte até o final, selando a vitória por 41 a 20.
O próximo desafio das Leoas será contra a República Tcheca, no sábado, às 14h (horário de Brasília). Uma nova vitória garantirá a classificação para a próxima fase do torneio.
O Brasil busca o bicampeonato mundial. A equipe já conquistou o título em 2013, com Alê, que na época jogava como ala-direita, integrando o elenco. Um ano antes, Alê foi eleita a melhor jogadora do mundo. Após um período de quatro anos dedicados à maternidade, Alê retornou à seleção e atualmente defende o clube Handball Erice, da Itália.
O Mundial conta com a participação de 38 seleções, divididas em oito grupos de quatro. Os três melhores de cada grupo avançam para o “Main Round”, onde são formados quatro novos grupos, levando-se em consideração os pontos conquistados na fase anterior. Apenas os dois melhores de cada grupo do Main Round se classificam para as quartas de final. A partir daí, todas as fases serão eliminatórias até a final, marcada para 14 de dezembro.
Os próximos jogos do Brasil na primeira fase são: contra a República Tcheca no sábado, às 14h, e contra a Suécia na segunda-feira, às 16h30.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

