Barranquilla, na Colômbia, e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, foram as cidades escolhidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para sediar as finais da Copa Sul-Americana em 2026 e 2027, respectivamente. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (28).
A decisão da Conmebol de designar Barranquilla e Santa Cruz de la Sierra como sedes das finais da Sul-Americana demonstra o compromisso da entidade com o desenvolvimento do futebol em toda a América do Sul, proporcionando experiências únicas para torcedores, comunidades locais e clubes.
A cidade de Santa Cruz de la Sierra já havia sido selecionada para sediar a final de 2025. No entanto, o Estádio Ramón Tahuichi Aguilera não atendeu aos requisitos durante a inspeção realizada dois meses antes da data prevista para a partida, resultando na mudança da sede para Assunção, no Paraguai.
Em relação aos estádios que receberão as finais, ainda não houve um anúncio oficial. Em Barranquilla, o Metropolitano surge como o principal candidato. O estádio, com capacidade para 60 mil torcedores, é a casa do Júnior Barranquilla e também palco de jogos da seleção colombiana.
Já em Santa Cruz de la Sierra, a expectativa é que o Estádio Ramón Tahuichi Aguilera tenha uma nova oportunidade de sediar a decisão continental, após a frustração de 2025. O estádio é utilizado por Oriente Petrolero, Blooming e Destroyers em partidas do Campeonato Boliviano.
O Metropolitano já foi palco de uma final da Copa Sul-Americana em 2018, quando o Júnior de Barranquilla enfrentou o Athletico-PR na primeira partida da decisão, na última edição em que a final foi disputada em jogos de ida e volta. A segunda partida ocorreu na Arena da Baixada, em Curitiba. Após empates por 1 a 1, o Furacão conquistou o título nos pênaltis.
A Conmebol expressou, em nota oficial, que as designações representam um reconhecimento ao compromisso das cidades com o desenvolvimento do futebol sul-americano e abrirão as portas para experiências únicas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

