O mês de dezembro se inicia com o pontapé inicial para o Dezembro Vermelho, campanha mundial de conscientização e combate à Aids, que tem seu dia de mobilização global no dia 1º. Monumentos ao redor do mundo se iluminam de vermelho para lembrar a importância da prevenção, do tratamento e da luta contra o preconceito.
Também no dia 1º de dezembro, celebra-se o aniversário da televisão pública nacional, que completa 18 anos de história. Criada em 2007, a emissora tem como missão oferecer conteúdo de qualidade, promovendo informação, cultura, arte, ciência e cidadania.
Ainda no dia 1º, recorda-se um marco na luta por direitos humanos: o dia em que Rosa Parks, em 1955, recusou-se a ceder seu lugar em um ônibus, nos Estados Unidos, desencadeando um movimento contra a segregação racial.
Já o dia 3 de dezembro é dedicado ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada pela ONU em 1992 para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por essa parcela da população e promover a inclusão social. Dados recentes indicam que o Brasil possui mais de 14 milhões de pessoas com deficiência, representando 7,3% da população.
Em 6 de dezembro, a Campanha do Laço Branco ganha destaque, marcando o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa, criada no Canadá, busca engajar homens na luta contra a violência de gênero, promovendo a reeducação e a mudança de comportamento.
No campo da cultura, dezembro traz lembranças de grandes artistas. No dia 30 de novembro, relembramos o legado de Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, falecido em 1935. Sua obra, vasta e complexa, continua a inspirar gerações. Também no dia 30 de novembro, recordamos Cartola, um dos maiores sambistas da história do Brasil e fundador da escola de samba Mangueira, falecido há 45 anos.
No dia 5 de dezembro, completam-se dez anos da morte de Marília Pêra, atriz versátil e talentosa que brilhou no teatro, na televisão e no cinema.
Já no dia 2 de dezembro, o Brasil celebra o Dia Nacional do Samba, gênero musical que é patrimônio cultural do país. A data homenageia Ary Barroso, compositor de “Na Baixa do Sapateiro”, e celebra a riqueza e a diversidade do samba.
Para finalizar, o mês de dezembro também marca o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil, que nasceu em 2 de dezembro de 1825. Seu reinado, que durou 49 anos, foi marcado pelo incentivo às artes, à educação e à ciência.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

