O judô brasileiro teve um desempenho notável no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, garantindo três medalhas de bronze nesta penúltima etapa internacional da temporada.
A última medalha veio no domingo, com o judoca paulista Leonardo Gonçalves, competindo na categoria até 100 kg. Leonardo, que ocupa a quinta posição no ranking da Federação Internacional de Judô (IJF), travou quatro combates intensos até alcançar o pódio.
Em sua estreia, Gonçalves superou o eslovaco Benjamin Mataseje. No entanto, em seguida, enfrentou o húngaro Zsombor Veg, sofrendo uma derrota. Buscando a recuperação, o judoca brasileiro disputou a repescagem, onde derrotou Dzhakhongir Madzhidov, do Tadjiquistão. Na luta decisiva pelo bronze, Leonardo Gonçalves mostrou sua superioridade e venceu o holandês Simeon Catharina, garantindo a medalha.
A disputa pelo ouro na categoria até 100 kg ficou entre os russos Arman Adamian e Idar Bifov, com Adamian conquistando o título. O georgiano naturalizado espanhol Nikoloz Sherazadishvili também levou o bronze.
No domingo, o Brasil também teve outros dois representantes na categoria até 90 kg. Rafael Macedo e Marcelo Fronckowiak, ambos de São Paulo, não conseguiram chegar à disputa por medalhas, apesar de serem os mais bem ranqueados da categoria. Macedo foi derrotado em sua estreia por Vadim Ghimbovschi, da Moldávia, enquanto Fronckowiak, após vencer Abdulahad Majidov, do Tadjiquistão, perdeu para o sérvio Nemanja Majdov.
As outras duas medalhas de bronze para o Brasil no Grand Slam de Abu Dhabi foram conquistadas no sábado. Rafaela Silva, do Rio de Janeiro, se destacou na categoria até 63 kg, e Daniel Cargnin, do Rio Grande do Sul, brilhou entre os judocas de até 73 kg.
O próximo desafio para os judocas brasileiros será o Grand Slam de Tóquio, no Japão, marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, encerrando a temporada competitiva.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

