A produção brasileira de veículos, que inclui automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, registrou um aumento de 3,5% em 2024. Ao todo, foram somadas 2,64 milhões de unidades, conforme divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Este crescimento foi impulsionado principalmente pelos veículos leves, consolidando o Brasil entre os maiores produtores de veículos do mundo.
Desempenho anual detalhado
As vendas totais no ano alcançaram 2,69 milhões de unidades, representando um aumento de 2,1% em comparação com o ano anterior.
As exportações também apresentaram um salto significativo, crescendo 32,1% e totalizando quase 529 mil unidades comercializadas no período.
Apesar dos números positivos, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, comentou: “Esperávamos mais, mas não foi um ano ruim para o setor. Ainda assim foi um ano com dados positivos”.
Resultados de dezembro
O mês de dezembro de 2024 apresentou um cenário misto para o setor automotivo nacional.
Emplacamentos em alta
Os emplacamentos de veículos em dezembro cresceram 17,1% em relação a novembro e 8,5% na comparação com dezembro de 2023, somando 279,4 mil unidades. A Anfavea atribuiu este aumento principalmente ao excesso de estoques no mercado.
Queda nas exportações de dezembro
Em contrapartida, as exportações tiveram uma queda acentuada em dezembro, recuando 47,7% na comparação mensal e 38,1% em relação a dezembro de 2023.
Com 18,7 mil unidades vendidas, este foi o pior mês para as exportações desde abril de 2020, destacou Igor Calvet.
Produção de dezembro
A produção de veículos em dezembro também registrou declínio, com queda de 15,8% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (dezembro de 2023), a redução foi de 3,9%, resultando em 184 mil unidades produzidas.