O Rio Open ATP 500, o maior torneio de tênis da América do Sul, anunciou nesta quarta-feira (21) a lista oficial de 24 jogadores para a chave de simples da sua 12ª edição.
O evento, que ocorre entre os dias 14 e 22 de fevereiro de 2026 no Jockey Club Brasileiro, na zona sul do Rio de Janeiro, terá nomes de peso.
O italiano Lorenzo Musetti, atual número 5 do mundo, encabeça a lista. O carioca João Fonseca, 32º no ranking, fará sua quarta participação, sendo o cabeça de chave 4. O argentino Sebastian Baez, atual campeão, será o cabeça de chave 6.
Outros destaques confirmados
Outros nomes do top 50 confirmados como cabeças de chave incluem os argentinos Francisco Cerundolo (21º) e Camilo Ugo Carabelli (49º).
Os italianos Luciano Darderi (25º) e Lorenzo Sonego (40º) também disputarão o torneio. A lista ainda conta com o experiente Matteo Berretini, ex-número seis e tricampeão da Copa Davis.
Despedida de uma lenda: Gaël Monfils
Uma das grandes atrações será o francês Gaël Monfils, que participará como tenista convidado.
Próximo de completar 40 anos, Monfils incluiu o Rio Open em sua turnê de despedida, antes de se aposentar no final da temporada de 2026.
Com 13 títulos de simples em 20 anos de carreira, o francês é contemporâneo de ícones como Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.
✨ LINE-UP DO RIO OPEN 2026 DIVULGADO ✨ A ATP divulgou a lista dos tenistas que disputarão a 12ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul, encabeçada pelo número 5 do mundo Lorenzo Musetti e, claro, o nosso João Fonseca! 💪 pic.twitter.com/Z54AcrzxJH — Rio Open (@RioOpenOficial) January 21, 2026
A palavra do diretor: expectativas para o torneio
O diretor do torneio, Luiz Carvalho, expressou entusiasmo com a participação de João Fonseca e a despedida de Monfils.
“Estamos muito animados para ver o João Fonseca em ação, em casa, com esse novo status no circuito. Hoje ele é um jogador estabelecido entre os melhores”, afirmou Carvalho.
Ele também destacou a emoção da despedida de Monfils e a oportunidade de ver Musetti em seu auge, além de desenvolver o tênis no Brasil.
Lenda Andre Agassi na cerimônia de premiação
A cerimônia de premiação do Rio Open terá a presença ilustre de Andre Agassi.
O norte-americano, ex-número 1 do mundo e campeão de oito títulos de Grand Slam, será o responsável pela entrega dos troféus.
Como funciona a chave de simples
A chave de simples do torneio contará com um total de 32 tenistas.
Desses, 23 já estão classificados diretamente pelo ranking mundial. Outros quatro nomes virão do qualifying (classificatório).
O torneio classificatório acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro no Jockey Club, com entrada gratuita.
As vagas restantes incluem três convites da organização, uma para tenistas A+ da ATP e uma “special exempt” para quem não pôde jogar o qualifying.