O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na terça-feira (3), as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil. A cerimônia reservada ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e marca a oficialização de suas missões diplomáticas no país.
Conheça os novos representantes diplomáticos
A partir desta terça-feira, os seguintes diplomatas estão oficialmente habilitados para representar suas nações no Brasil:
Carlos García de Alba, do México;Kjetil Elsebutangen, da Noruega;Marwan Jebril, do Estado da Palestina;Eleonora Dimitrova, da Bulgária;Alfredo Vásquez Rivera, da Guatemala;Andhika Chrisnayudhanto, da Indonésia;Eleni Lianidou, da Grécia;Isabel Maria Oliveira Brilhante Pedrosa, de Portugal; eAlfredo Rafael Saade Vergel, da Colômbia.
A importância das cartas credenciais na diplomacia
A apresentação das cartas credenciais é uma formalidade essencial na diplomacia internacional. Este documento, enviado pelo chefe de Estado de origem, confirma o embaixador como representante legítimo de seu país e a plena capacidade para exercer suas funções.
Antes da nomeação, o governo do país anfitrião concede o agrément, uma autorização prévia para a atuação do diplomata. Sem as credenciais recebidas pelo presidente, o embaixador não pode representar oficialmente seu país em audiências ou solenidades.
Para ficar por dentro de mais notícias e análises sobre política e relações internacionais, siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp.