O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (11) um **pacote de R$ 4,64 bilhões** em investimentos. O objetivo é a ampliação e modernização de **11 aeroportos** localizados em **quatro estados** do país.
Aeroportos beneficiados
De acordo com o Palácio do Planalto, os investimentos beneficiarão **Congonhas (São Paulo)**, **Campo Grande (MS)**, **Ponta Porã (MS)** e **Corumbá (MS)**. No Pará, os aeroportos de **Santarém**, **Marabá**, **Carajás** e **Altamira** serão modernizados, além de **Uberlândia (MG)**, **Uberaba (MG)** e **Montes Claros (MG)** em Minas Gerais.
Geração de empregos e financiamento
O governo federal estima que o projeto gerará **mais de dois mil empregos** diretos e indiretos. O financiamento da iniciativa será realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (**BNDES**).
Expansão da capacidade operacional
O Ministério de Portos e Aeroportos detalhou que a proposta visa elevar significativamente a capacidade operacional dos aeroportos. Destaca-se o aeroporto de **Congonhas**, que terá sua capacidade expandida de **29 milhões para mais de 40 milhões** de passageiros ao ano.
Os investimentos também contemplam terminais em **Minas Gerais**, **Mato Grosso do Sul** e **Pará**. A medida busca conectar áreas produtivas do interior a grandes centros urbanos.