O Bloco Rola Preguiçosa – Tarda Mas Não Falha, a única agremiação do Rio de Janeiro criada por quilombolas, anunciou uma homenagem emocionante à cantora Preta Gil no Carnaval de 2026. Preta Gil faleceu em julho de 2025, após uma batalha contra um câncer de intestino.
A homenagem emocionante
A iniciativa de celebrar a vida e obra de Preta Gil partiu de Felipe Montfort, diretor do bloco, que estudou com Maria Gil, irmã da cantora. Montfort revelou à Agência Brasil que a homenagem é um tributo às raízes de Preta Gil, que nasceu e cresceu em Ipanema.
Após discussões e três reuniões, o enredo foi aprovado, e o samba oficial foi composto por Luiz Sacopã, 84 anos, fundador do bloco. O desfile está programado para a sexta-feira de carnaval, 13 de fevereiro de 2026, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
O Rola Preguiçosa: tradição e comunidade
O Rola Preguiçosa é singular por ser o único bloco carioca originário de um quilombo, o Quilombo Sacopã, situado às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Esta comunidade foi estabelecida em 1929, por Manoel Pinto Júnior, que se fixou na Ladeira do Sacopã.
Seus descendentes adotaram a denominação de quilombolas em 1999 e, em 2005, a comunidade recebeu a certificação da Fundação Palmares. Em 2014, o governo federal reconheceu o domínio das terras do Quilombo Sacopã, que abrange cerca de 6,4 mil m².
Parte dessa área integra o Parque Natural Municipal José Guilherme Merquior. Luiz Sacopã informou à Agência Brasil que o quilombo hoje reúne nove famílias, totalizando 26 parentes.
Detalhes do desfile e participação
A concentração do bloco ocorrerá às 18h na Rua Maria Quitéria, esquina com a Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas. A saída está prevista para as 20h, com dispersão na Rua Farme de Amoedo com Rua Visconde de Pirajá.
A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estima que o bloco costuma arrastar entre 70 mil e 80 mil pessoas para as ruas. Ao contrário de outras agremiações, o Rola Preguiçosa não exige fantasias, incentivando os foliões a usarem camisetas.
Sacopã enfatiza que o bloco é democrático: a participação é livre e gratuita, sendo a compra da camiseta opcional. O cenógrafo Abel Gomes, conhecido por trabalhos como a Árvore de Natal da Lagoa, foi o responsável pelo design de algumas das camisetas.
A origem do nome e primeiros desfiles
Fundado por Luiz Sacopã há aproximadamente 40 anos, o bloco quase encerrou suas atividades, mas a persistência dos foliões garantiu sua continuidade. O nome “Rola Preguiçosa” surgiu durante o auge da epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1990, gerando controvérsia.
Com a colaboração do designer Hans Donner, que criou a primeira camiseta, decidiu-se manter o nome e adicionar “Tarda mas não Falha” para evitar censura. Valéria Valenssa, então esposa de Hans Donner, foi a rainha do primeiro desfile em 1993, que também contou com a atriz e cantora Zezé Mota como madrinha.
O samba-enredo que celebra Preta Gil
O samba-enredo, já lançado, inclui um refrão emocionante dedicado à homenageada: “E uma estrela lá no céu surgiu. Eu vou segui-la, não me leve a mal. Essa estrela é Preta Gil, iluminando o nosso carnaval”.