Aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 1) ganham uma nova oportunidade para manifestar interesse em permanecer na lista de espera. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo, que se estende até as 23h59 desta quinta-feira (13).
Esta nova chance é direcionada aos candidatos aprovados que não foram convocados para posse e que, anteriormente, não expressaram interesse em continuar na lista de espera.
O edital nº 5/2025, publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10), detalha que a confirmação de interesse deve ser feita exclusivamente através do site ou aplicativo SouGov.Br, plataforma do governo federal que centraliza serviços de gestão de pessoas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal.
O objetivo desta manifestação de interesse é otimizar a lista, mantendo apenas os candidatos que realmente desejam a vaga e, assim, agilizar os futuros procedimentos de nomeação e posse. A etapa é obrigatória para os candidatos que desejam permanecer na lista de espera dos aprovados no certame. Aqueles que não se manifestarem dentro do novo prazo serão removidos da lista, perdendo a chance de serem chamados para os cargos para os quais foram aprovados.
O Ministério da Gestão ressalta que a manifestação de interesse não garante o direito à vaga, nomeação ou posse no cargo, sendo apenas um requisito formal para que o candidato permaneça habilitado para uma possível convocação. Os resultados definitivos da manifestação de interesse serão divulgados até 20 de novembro.
A manifestação deve ser feita cargo a cargo. Se o candidato estiver na lista de espera para três cargos diferentes, deve manifestar seu interesse para cada um deles individualmente. Para acessar o site ou aplicativo SouGov.Br, o candidato precisa ter uma conta na plataforma Gov.Br com nível de segurança prata ou ouro.
Os candidatos que desejam continuar concorrendo às vagas devem preencher a lacuna com “Sim”, confirmando seu interesse. Aqueles que já têm certeza de que não assumirão a vaga devem responder “Não” à manifestação de interesse. Candidatos que já manifestaram interesse anteriormente e mantêm a mesma posição não precisam fazer nada, pois as manifestações já registradas serão consideradas válidas. Caso desejem alterar sua decisão anterior, poderão fazê-lo pelo aplicativo SouGov.Br, dentro do novo prazo estabelecido.
A lista de espera do CNU 1 contém o dobro do número de vagas imediatas de cada um dos oito blocos temáticos do certame. Essa lista foi criada para preencher vagas remanescentes, ou seja, aquelas que não foram preenchidas após a primeira chamada e nomeação, seja por desistência ou eliminação de candidatos.
O banco de candidatos aprovados na lista de espera poderá ser usado para contratação temporária pelos órgãos e entidades participantes desta edição do Concurso Público Nacional Unificado. No entanto, o chamamento para preenchimento de vagas de contratação temporária é distinto das convocações finais para preenchimento de vagas dos cargos efetivos do concurso.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

