A cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, se prepara para sediar a Jornada de Foguetes, um evento que reunirá mais de cinco mil estudantes de todo o Brasil a partir da próxima segunda-feira, dia 3. Os participantes são os vencedores da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), competição que mobilizou mais de 300 mil alunos em todo o país neste ano.
A OBAFOG, que antecede a Jornada, premiou os melhores colocados com 6.188 medalhas, sendo que 60,2% foram conquistadas por alunos da rede pública de ensino. A Jornada de Foguetes marca o encerramento da OBAFOG, que, por sua vez, seleciona os alunos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Até dezembro, a Jornada receberá um total de 5.220 estudantes vindos de diversas regiões do Brasil.
O evento será realizado no Hotel Fazenda Ribeirão, local que oferece uma ampla área para o lançamento seguro dos foguetes. A primeira etapa da Jornada, que se estenderá até o dia 6 de novembro, será dedicada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os estudantes do ensino médio já participaram de nove turmas entre agosto e outubro, e retornarão para novas competições em dezembro.
Além de lançar os foguetes construídos em suas escolas, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir novos modelos, ampliando seus conhecimentos na área. Para os alunos do 6º ao 9º ano, os foguetes são feitos com água e ar comprimido, mas eles também aprenderão a construir foguetes com propulsão. Os materiais de construção variam de acordo com o nível de aprendizado.
A Jornada de Foguetes oferece ainda oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins, bem como a observação de constelações. Os melhores participantes de cada etapa serão premiados com troféus e menção honrosa. A programação inclui palestras com astrônomos e especialistas da área espacial. A Jornada de Foguetes 2025 conta com uma média de 290 alunos em cada etapa. Participam estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, que integram o nível 3, e do ensino médio, nível 4, que lançaram os foguetes de garrafa pet mais longe em suas escolas. O evento também recebe alunos do ensino médio que lançaram foguetes de propelente sólido (nível 5) e de multiestágio (nível 6).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

