A Radioagência Nacional comemora 21 anos de atuação, marcados pela disseminação de informações de qualidade e gratuitas para emissoras de rádio em todo o território brasileiro.
Fundada em 11 de outubro de 2004, a Radioagência Nacional nasceu com o objetivo de democratizar o acesso à informação, especialmente em áreas com acesso limitado a outras fontes de notícias. A iniciativa distribui conteúdo produzido pelo Radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), pela sua própria equipe e pela Agência Brasil. O material é disponibilizado gratuitamente para rádios comunitárias, universitárias, públicas e privadas, alcançando milhões de ouvintes tanto em centros urbanos quanto em áreas mais remotas.
Diariamente, a Radioagência Nacional publica cerca de 40 matérias, acessadas por mais de 4 mil emissoras de rádio. A cada mês, o material produzido é replicado mais de 500 mil vezes por aproximadamente 300 mil usuários.
A Radioagência Nacional oferece uma ampla gama de conteúdos, incluindo matérias, entrevistas, programetes, spots, radiodocumentários e, mais recentemente, podcasts sobre temas relacionados à saúde e direitos.
Em 2025, a página registrou um aumento significativo no número de acessos, usuários e downloads de áudios em seu site. O número de visualizações mais que dobrou, saltando de 552.255 em julho de 2024 para 1.106.716 no mesmo período de 2025, mantendo-se estável nos meses subsequentes.
De acordo com Bruna Athayde, coordenadora da Radioagência Nacional, esse crescimento é resultado da dedicação da equipe e da oferta de conteúdos relevantes para a população, como o Tira-Dúvidas do Imposto de Renda 2025. Ela destaca a crescente demanda por textos e áudios curtos e objetivos, que se encaixam facilmente na programação das rádios.
Beatriz Arcoverde, editora da Radioagência Nacional desde 2020, ressalta que o veículo passou por diversas transformações nos últimos cinco anos. A mais recente, em 2023, promoveu uma mudança tanto na linha editorial quanto na apresentação da página. A reformulação incluiu melhorias na capa, com mais manchetes, e a produção de novos produtos, como programas, podcasts e entrevistas especiais.
Segundo Fernando Rosa, gerente executivo de jornalismo da Agência Brasil, Radiojornalismo e Radioagência Nacional, o veículo contribui para o desenvolvimento da consciência crítica da população. Ele destaca que, ao levar notícias sobre políticas públicas, saúde, cultura, educação e direitos humanos, especialmente em regiões do interior, ribeirinhas ou remotas, a Radioagência Nacional fortalece a democracia e a participação cidadã.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br