De 29 de abril a 6 de maio, o audiovisual brasileiro toma conta da capital francesa no Festival do Cinema Brasileiro de Paris, e a Globo Filmes marca presença no evento com seis filmes, incluindo “Um Lobo entre os Cisnes”, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki, que é inédito no Brasil. O longa representa o país e a Globo Filmes na Mostra Competitiva do evento, concorrendo ao Troféu Jangada de Melhor Filme. Também concorre à estatueta “Aumenta que é Rock’n’Roll”, de Tomás Portella.
Após levar mais de 670 mil espectadores aos cinemas brasileiros, “Vitória”, de Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro, desembarca no festival para abrir a programação, ganhando exibição fora de competição. “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, que foi destaque na última edição de Cannes, também integra a Mostra Hors-Concours.
Homenageada nesta edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, a atriz e diretora Dira Paes, ganha uma mostra em sua homenagem, que conta com outras duas coproduções Globo Filmes. O primeiro deles é “Pasárgada”, dirigido pela própria Dira Paes, que comparecerá ao evento para receber o Troféu Jangada na noite de abertura do evento, 29 de abril. O segundo longa exibido em sua homenagem é “Manas”, de Mariana Brennand Fortes, que estreou primeiramente na França, e chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de maio.
O Festival do Cinema Brasileiro de Paris acontece no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro Saint-Germain-des-Près, na capital francesa.