Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) encerraram sua edição em Natal, marcando o fim de duas semanas de competição intensa e o maior evento universitário do país em número de participantes. Aproximadamente 7 mil estudantes de 312 instituições de ensino superior de todos os estados brasileiros se reuniram para disputar 22 modalidades esportivas.
Ao longo do evento, um total de 2.086 medalhas foram distribuídas, sendo 702 de ouro, 656 de prata e 728 de bronze. O diretor geral dos JUBs, Alessandro Battiste, ressaltou que a escolha da sede foi um dos pontos altos desta edição.
“Retornar ao Nordeste, em uma cidade atrativa, facilitou bastante. A estrutura que conseguimos no Boulevard dos Atletas e as áreas de competição no Centro de Convenções de Natal otimizaram nossa operação. A logística de transporte e deslocamento das delegações foi facilitada pelo tamanho da cidade, tornando os JUBs deste ano mais tranquilos”, avaliou Battiste.
Entre as modalidades, o tiro com arco foi uma das novidades, com competições de arco recurvo individual masculino e feminino, duplas mistas e arco composto. “Estamos muito felizes com o tiro com arco, que nos surpreendeu pelo número de participantes em seu primeiro ano”, comentou Alessandro.
Outra modalidade que se destacou foi o cheerleading, com um número crescente de participantes a cada edição. “O cheerleading nos surpreende a cada ano. Começamos com poucos estados e agora temos quase 18. Nas modalidades coletivas, tivemos 25 estados, e o basquete feminino teve uma participação enorme, com 27 universidades, uma de cada estado”, comemorou.
Durante o evento, foi anunciado que a próxima edição dos JUBs será realizada em Goiás, nas cidades de Goiânia e Trindade, com a meta de reunir nove mil estudantes-atletas de todo o Brasil. Para Battiste, a realização será um desafio, mas a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) tem experiência em organizar eventos esportivos no estado.
“Temos a facilidade de entender a realidade da cidade, mas também outras preocupações. Saímos de uma cidade praiana para o Centro-Oeste, com outro tipo de beleza e dificuldades. Goiânia é uma cidade grande, com deslocamento e trânsito. Já estamos nos reunindo e ajustando os detalhes”, concluiu.
Os JUBs são realizados anualmente pela CBDU, representando a maior competição universitária da América Latina. A data da edição de 2026 ainda não foi definida, mas deve ser divulgada em breve. O cronograma da CBDU para o próximo ano já inclui os JUBs FUT em Aracaju e os JUBs Praia em Guarapari.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br