A seleção brasileira feminina de basquete já tem definidos seus adversários para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em sorteio realizado pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), as 24 seleções participantes foram distribuídas em quatro torneios classificatórios distintos.
O Brasil competirá no Torneio A, que será sediado em Wuhan, na China, entre os dias 11 e 17 de março do próximo ano. As adversárias da equipe brasileira serão Mali, Sudão do Sul, República Tcheca, Bélgica e a anfitriã China. Além de Wuhan, as cidades de San Juan (Porto Rico), Istambul (Turquia) e Lyon-Villeurbanne (França) também receberão os outros torneios.
A seleção brasileira busca retornar à Copa do Mundo após um hiato de oito anos, não tendo conseguido a classificação para as edições de 2018 e 2022. A equipe almeja repetir o feito histórico de 1994, quando conquistou o título mundial, liderada por jogadoras como Paula, Hortência e Janeth.
Com exceção da Bélgica, que já garantiu sua vaga no Mundial por ter conquistado o Eurobasket, as demais seleções do Torneio A competirão por três vagas. Recentemente, o Brasil chegou perto de assegurar sua participação na Copa do Mundo ao alcançar a final da AmeriCup. No entanto, a derrota para os Estados Unidos na decisão impediu a classificação direta.
Além da Bélgica, outras quatro nações já estão classificadas para a Copa do Mundo: Alemanha (país-sede), Austrália (campeã da Ásia e Oceania), Estados Unidos e Nigéria (campeã do continente africano). Mesmo com a vaga garantida, esses cinco países participarão das Eliminatórias. Nos torneios A, B e C, as três seleções mais bem colocadas conquistarão o direito de disputar o Mundial. Já no Torneio D, que conta com duas seleções já classificadas (Alemanha e Nigéria), apenas duas vagas estarão em jogo.
A Copa do Mundo de basquete feminino contará com a participação de 16 seleções e será realizada entre os dias 4 e 14 de setembro do próximo ano, em Berlim, na Alemanha.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br