A Seleção Brasileira de futebol masculino sofreu uma derrota inesperada contra o Japão nesta terça-feira, em um amistoso disputado em Tóquio. O resultado adverso aconteceu poucos dias após a goleada de 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, contrastando com a expectativa de um desempenho positivo.
Diante de um Estádio Ajinomoto lotado, o Brasil chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0 na primeira etapa, com gols de Paulo Henrique e Gabriel Martinelli. No entanto, a equipe japonesa reagiu no segundo tempo, marcando três gols em um intervalo de 20 minutos, com tentos de Minamino, Nakamura e Ueda, selando a virada.
A partida faz parte da preparação da seleção para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada em conjunto no Canadá, Estados Unidos e México.
O sistema defensivo brasileiro, que vinha sendo elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, sofreu dois gols pela primeira vez nos últimos cinco jogos. A única derrota recente havia sido para a Bolívia, por 1 a 0, nas Eliminatórias. Os próximos compromissos do Brasil serão amistosos contra Senegal e Tunísia, na Europa, durante a próxima data Fifa, em novembro.
No primeiro tempo, o Brasil encontrou dificuldades diante da defesa japonesa, que se organizou com cinco jogadores. A primeira oportunidade de gol foi do Japão, aos 21 minutos, quando o camisa 10 se livrou da marcação e tocou para Ueda, que finalizou para fora.
Aos 25 minutos, Paulo Henrique abriu o placar para o Brasil, finalizando após passe de Bruno Guimarães. Aos 31 minutos, Lucas Paquetá cruzou para Gabriel Martinelli, que ampliou a vantagem.
No segundo tempo, o Brasil diminuiu o ritmo, o que permitiu a reação do Japão. Aos seis minutos, Minamino marcou após um erro de Fabrício Bruno. Aos 16 minutos, Ito cruzou para Nakamura empatar a partida. Aos 25 minutos, Ueda marcou de cabeça, após cobrança de escanteio, virando o placar para o Japão.
Após sofrer a virada, o técnico Carlo Ancelotti fez substituições, colocando Rodrygo no lugar de Vinícius Júnior e Joelinton no lugar de Bruno Guimarães. Posteriormente, Estevão substituiu Luiz Henrique, Caio Henrique entrou no lugar de Carlos Augusto e Richarlison substituiu Paquetá.
Aos 41 minutos, o goleiro Hugo Souza impediu o Japão de ampliar o placar, defendendo um chute de Tanaka. No último minuto da partida, Richarlison cabeceou para fora após cruzamento de Estevão. O jogo terminou com a vitória do Japão por 3 a 2, em um resultado que surpreendeu.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br