O esquiador paralímpico brasileiro Cristian Ribeira teve um início de temporada espetacular na Copa Continental, realizada em Beitostolen, na Noruega, ao conquistar duas medalhas de ouro. Nascido em Cerejeiras (RO), Ribera dominou as provas de esqui cross-country, solidificando sua posição como um dos principais nomes do esporte.
No sábado, o atleta brilhou na prova de distância de 5 quilômetros, completando o percurso em 11min41s1, na classe LW11 (para atletas que competem sentados e usam bastões). O italiano Giuseppe Romele ficou em segundo lugar, com o tempo de 12min10s2, seguido pelo ucraniano Vasyl Kravchuk, que garantiu o bronze com 12min42s5.
Um dia antes, Ribera já havia demonstrado sua superioridade ao vencer a prova de sprint/velocidade de 800 metros no Estádio de Esqui de Beitostolen. Antes de garantir o ouro, ele também havia registrado o melhor tempo tanto na qualificatória quanto na semifinal. Kravchuk ficou com a prata e Romele com o bronze.
Este desempenho notável na Noruega se soma a outras conquistas importantes de Ribera. Em março, ele se consagrou campeão da temporada 2024/2025. No mesmo mês, o esquiador também conquistou o ouro no sprint da etapa do circuito mundial, em Trondheim, na Noruega.
O próximo desafio de Cristian Ribeira será na etapa de Finstrerau, na Alemanha, entre os dias 14 e 18 de janeiro. Antes disso, a equipe brasileira, composta por Aline Rocha, Wesley Santos e Altair Marangne, competirá na etapa continental de Canmore, no Canadá, e na abertura da Copa do Mundo de esqui cross-country, em dezembro.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

