O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que possíveis sanções dos Estados Unidos contra o Irã não devem impactar o Brasil. A declaração foi feita nesta quinta-feira (15), após o anúncio do presidente norte-americano Donald Trump.
Comércio Brasil-Irã e a Posição Geopolítica
Segundo Alckmin, a relação comercial do Brasil com o Irã é pequena, apesar de o país persa possuir uma população de 100 milhões de habitantes. Ele destacou que diversos países europeus também mantêm intercâmbio comercial com o Irã.
A super tarifação seria de difícil aplicação, pois exigiria adesão de mais de 70 países, incluindo nações europeias. O ministro enfatizou que a imposição de um imposto de exportação teria que valer para o mundo inteiro.
Alckmin lembrou que não houve, por parte do governo Trump, nenhuma ordem executiva para impor, de fato, as sanções. O Brasil espera que a medida não seja concretizada, buscando sempre promover a paz.
Brasil: Um Ator Global pela Paz
O ministro reiterou que o Brasil é um país de paz, sem litígios há mais de um século, e busca atuar na promoção da conciliação global. Para Alckmin, a guerra é a falência da boa política e leva à morte e à pobreza.
Alckmin classificou o cenário geopolítico atual como desafiador, um momento em que a voz do Brasil precisa ser mais ouvida globalmente. O país foca em fortalecer o multilateralismo e melhorar a vida da população através de emprego e renda.