O esquiador brasileiro Cristian Ribera conquistou a medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de esqui cross-country, realizada em Finsterau (Alemanha).
Ele venceu a prova de 10 quilômetros na modalidade de largada em massa (mass start), com um tempo de 29min15s4.
Competindo na classe LW11, para atletas que utilizam sit-ski e bastões, Ribera superou o chinês Zhongwu Mao (prata) e o russo Ivan Golubkov (bronze). Essa vitória marca a primeira prova do atleta na competição.
O atleta celebra e lembra vitórias passadas
“A prova foi muito boa. Consegui controlar o ritmo nas primeiras voltas e aumentar a intensidade no fim para manter a diferença”, celebrou o atleta.
O rondoniense destacou o trabalho fundamental do staff e as ótimas condições da pista para garantir o resultado. Ele já havia sido campeão mundial em Trondheim (Noruega) no ano passado, além de conquistar dois ouros na temporada paralímpica de neve em novembro (um no sprint/velocidade de 800m e outro na prova de 5 km).
A performance de Aline Rocha
Na disputa feminina dos 10 km, a paranaense Aline Rocha por pouco não alcançou o pódio, terminando na quarta posição.
Ela completou a prova com o tempo de 32min52s6. A alemã Anja Wicker conquistou o bronze (32min45s8), enquanto a sul-coreana Yunji Kim levou o ouro e a norte-americana Oksana Masters ficou com a prata.
Delegação brasileira e próximos desafios
A delegação do Brasil em Finsterau também inclui os atletas Elena Sena, Guilherme Rocha, Wesley dos Santos, Wellington Silva e Robelson Lula.
Eles competem em busca de pontos cruciais para garantir vagas nos próximos Jogos Paralímpicos de Inverno.
O evento ocorrerá em Cortina e Milão (Itália), entre 6 e 15 de março. As disputas da competição em Finsterau retornam no sábado e domingo, com provas de sprint/velocidade de 1km e revezamento, respectivamente.