A terça-feira (10) marcou a estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, Itália. Os atletas Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura competiram na prova de qualificação do esqui cross-country (sprint livre).
Apesar de não terem avançado para a final, os esquiadores celebraram suas participações e o desempenho alcançado. Os três estão programados para competir novamente nesta edição dos Jogos de Inverno.
Destaque de Manex Silva no esqui cross-country
Nascido em Rio Branco (AC), Manex Silva conquistou o melhor resultado do país na modalidade. Ele finalizou a prova na 48ª posição entre 90 competidores, registrando o tempo de 3min25s48.
Manex superou a 66ª colocação obtida em 2010 pela mineira Jaqueline Mourão nos Jogos de Vancouver (Canadá). O atleta expressou sua satisfação: “Eu estava sonhando com um resultado assim. Estou feliz porque eu acho que eu fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e não poderia ter ido melhor do que isso”.
Duda Ribera e a evolução mental
Cabeça e coração quentinhos! 🧠❤️🔥 Duda Ribeira destacou a evolução mental como um dos pontos-chave do seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. Mais confiante, equilibrada e preparada psicologicamente, ela ressaltou a importância do trabalho feito ao longo do caminho e do…
A paulista Eduarda Ribera também cravou a melhor pontuação entre as atletas mulheres brasileiras. Irmã do esquiador paralímpico Cristian Ribera, Duda terminou em 72º lugar, com o tempo de 4min17s05.
Ela alcançou 226,67 pontos FIS na prova de 1,5 quilômetro. O FIS é o sistema de pontuação exclusivo da Federação Internacional de Esqui e Snowboard.
A emocionante superação de Bruna Moura
Nós lutamos pelos nossos! 🥹 Você encheu o Brasil de orgulho, Bruna Moura! 💚💛 📷 Helena Petry/COB#InvernoTimeBrasil #MilanoCortina2026
Uma das estreias mais aguardadas foi a da paulistana Bruna Moura, que superou um grave acidente de carro há quatro anos. O incidente ocorreu quando ela viajava para competir nos Jogos de Pequim (China).
A atleta sofreu várias fraturas, ficou dois meses sem andar e precisou de um ano e meio de fisioterapia para se recuperar. Nesta terça (10), Bruna finalmente fez seu debut nos Jogos Olímpicos de Inverno, encerrando a prova na 74ª posição com o tempo de 4min22s07.
Ela totalizou 254.53 pontos FIS e comemorou sua conquista: “Eu estou muito, muito feliz. A hora que eu vi a linha de chegada depois da última descida, ali para mim já significou tudo. Agora eu posso oficialmente dizer: atleta olímpica”.
Agenda do Brasil nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina
Confira a programação completa dos atletas brasileiros nos próximos dias:
Quarta-feira (11)
15h30 e 16h27 – Snowboard Halfpipe — Classificação masculina (descida 1 e 2) – Pat Burgener, Augustinho Teixeira.
Quinta-feira (12)
9h – Esqui Cross-Country — 10 km feminino (técnica livre) – Bruna Moura, Eduarda Ribera.
Sexta-feira (13)
7h45 – Esqui Cross-Country — 10 km masculino (técnica livre) – Manex Silva.
12h e 13h48 – Skeleton — Descidas 1 e 2 (feminino) – Nicole Silveira.
15h30 – Snowboard Halfpipe — Final masculina (3 descidas).
Sábado (14)
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom gigante masculino (descidas 1 e 2) – Lucas Pinheiro Braathen.
14h e 15h44 – Skeleton — Descidas 3 e 4 (feminino) – Nicole Silveira.
Segunda-feira (16)
6h e 7h57 – Bobsled 2-man — Descidas 1 e 2 – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*.
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom masculino – descidas 1 e 2 – Lucas Braathen.
Terça-feira (17)
15h e 17h05 – Bobsled 2-man — Descidas 3 e 4 – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*.
Quarta-feira (18)
5h45 – Esqui Cross-Country — Sprint por equipes femininas (classificatória) – Eduarda Ribera e Bruna Moura.
6h e 9h30 – Esqui Alpino — Slalom feminino – descidas 1 e 2 – Alice Padilha.
Sábado (21)
6h e 7h57 – Bobsled 4-man — Descidas 1 e 2 – Brasil – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*.
Domingo (22)
6h e 8h15 – Bobsled 4-man — Descidas 3 e 4 – Brasil – equipe: Edson Bindilatti, Davidson de Souza, Rafael Souza, Luís Bacca e Gustavo Ferreira*.
*Duplas e quartetos de bobsled ainda serão definidos.