O técnico Arthur Elias anunciou a lista da seleção brasileira feminina nesta quinta-feira (12), marcando os primeiros amistosos do ano. A convocação visa a preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será sediada no Brasil.
Entre as 26 atletas chamadas, a principal novidade é a catarinense Maiara Carolina Niehues, do Angel City/EUA, que aos 21 anos tem sua primeira chance na Amarelinha.
Seis atletas importantes retornam ao elenco para os jogos fora de casa, incluindo o emocionante retorno da meio-campista Luana.
Destaques e retornos na seleção feminina
A convocação de Arthur Elias trouxe uma mescla de juventude e experiência, com foco em atletas que já estão em ritmo de jogo e tiveram período de pré-temporada completo.
O emocionante retorno de Luana após superação
A meio-campista Luana superou um câncer no sistema linfático (Linfoma de Hodgkin) e voltou a atuar pelo Orlando Pride (EUA) em setembro de 2025, após um ano e quatro meses de tratamento.
Arthur Elias destacou a importância da jogadora: “O retorno é para a gente trazer a Luana para perto da seleção, uma jogadora que tem características distintas das meio-campistas que a gente vem colocando. É muito experiente e sei das qualidades que ela tem para facilmente se encaixar no jogo da seleção”.
A experiência de Tamires de volta à Amarelinha
A lateral esquerda Tamires, de 38 anos, também volta à seleção após brilhar com o Corinthians no primeiro Mundial de Clubes feminino no final de janeiro de 2026.
Elias defendeu a convocação de atletas experientes: “A Tamires tem muita experiência na seleção brasileira, fez competição agora no começo do ano. Não vejo neste momento outras laterais melhores do que ela. É um retorno que me deixa muito contente por mérito da Tamires”.
Agenda dos primeiros amistosos de 2026
A seleção brasileira feminina enfrentará três adversários em solo estrangeiro, testando o elenco e o sistema tático de Arthur Elias. Confira os detalhes dos confrontos:
Brasil x Costa Rica: 27 de fevereiro, no Estadio Alejandro Morera Soto, em Alajuela, às 22h.
Brasil x Venezuela: 4 de março, no Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca, às 18h.
Brasil x México: 7 de março, no Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México, às 20h.
Próximos passos e a Copa do Mundo de 2027
A diretora de seleções femininas, Cris Gambaré, anunciou um amistoso contra os Estados Unidos no Brasil, entre os dias 1º e 9 de junho (Data Fifa), com local a ser definido.
Esses jogos são cruciais para a observação de novos talentos e a integração de jogadoras, visando a melhor preparação possível para a Copa do Mundo de 2027.
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a lista das atletas em suas redes sociais. Confira o anúncio oficial da seleção feminina:
Lista completa das convocadas por Arthur Elias
Goleiras
Lelê (Corinthians), Thaís (Benfica/POR), Cláudia (Cruzeiro).
Defensoras
Tarciane (Lyon/FRA), Mariza (Tigres/MEX), Thaís Ferreira (Corinthians), Lauren (Atlético de Madrid/ESP), Yasmim (Real Madrid/ESP), Fê Palermo (Palmeiras), Tamires (Corinthians), Gi Fernandes (Corinthians), Bela (PSG/FRA).
Meio-campistas
Duda Sampaio (Corinthians), Ana Vitória (Corinthians), Maiara (Angel City/EUA), Brena (Palmeiras), Luana (Orlando Pride/EUA).
Atacantes
Kerolin (Manchester City/ING), Bia Zaneratto (Palmeiras), Tainá Maranhão (Palmeiras), Gabi Zanotti (Corinthians), Jheniffer (Tigres/MEX), Luany (Atlético de Madrid/ESP), Jaque (Corinthians), Adriana (Al-Qadsiah/SAU), Geyse (América/MEX).