O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou a Colômbia pela conclusão de suas eleições no último domingo, 21 de maio. O pleito resultou na eleição do candidato de direita **Abelardo de la Espriella** como o novo presidente do país.
Em sua manifestação, Lula destacou a soberania democrática colombiana. “Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo”, afirmou.
Amizade transcende ideologias, diz Lula
Na rede social X, o presidente brasileiro avaliou que a relação entre Brasil e Colômbia vai além de diferenças ideológicas. Ele ressaltou a importância dessa amizade para enfrentar questões comuns.
Entre os desafios citados por Lula, estão a preservação da Amazônia, o combate à pobreza e a luta contra o crime organizado. O presidente finalizou sua mensagem com um apelo à continuidade da colaboração: “Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos”.